Tendinite do Manguito Rotador ou Ombro de Tenista

Tendinite do Manguito Rotador ou Ombro de Tenista

Além do cotovelo, o ombro é uma das regiões do corpo mais afetadas no tênis, principalmente durante jogadas como saques, ‘forehands’ e ‘backhands’. A lesão mais frequente do ombro de quem joga tênis é a Tendinite do Manguito Rotador (ou Ombro de Tenista).

O manguito rotador corresponde a um grupo de quatro músculos do ombro, que são responsáveis pela estabilidade e movimentação dessa articulação.

Na tendinite do manguito rotador, os tendões que se localizam nesse grupo muscular se tornam inflamados.

Isso acontece porque o tendão não é tão forte quanto o osso e nem tão elástico quanto o músculo. Com isso, é a estrutura que mais sofre com a sobrecarga dessa região.

A sobrecarga costuma ocorrer por falta de alongamentos ou pela execução equivocada dos movimentos no tênis.

Sintomas da Tendinite do Manguito Rotador

• Dor nos ombros;

• Dor e sensibilidade ao tentar alcançar algo acima da cabeça ou nas costas;

• Dificuldade em atingir todos os movimentos dos ombros;

• Dificuldade de dormir sobre o ombro afetado;

• Fraqueza progressiva dos ombros;

• Inchaço local e presença de calor e/ou vermelhidão.

Tratamento da Tendinite do Manguito Rotador

O repouso do tendão afetado é crucial no tratamento, por isso é necessário o uso da tipoia. Outras medidas necessárias são: aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia.

Em casos mais graves, quando o tratamento conservador não surte efeito, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico.