Lesões nos Ombros na Academia
Categoria: Patologias de Ombro
Milhares de pessoas frequentam academia todos os dias. Porém, em busca de um corpo perfeito, muitas delas cometem excessos e acabam sofrendo sérias lesões nos ombros.
Uma das partes do corpo mais afetada na academia costuma ser o ombro, bastante utilizado em diversos exercícios.
Além do treinamento excessivo, outros fatores, como excesso de carga e repetição, ausência de alongamento e aquecimento e postura inadequada, contribuem para que aconteçam lesões nos ombros.
Ombro do halterofilista
Uma lesão bastante comum se chama ombro do halterofilista, causada pelo microtrauma repetido provocado pelo excesso de exercícios e peso na região.
Causa
A clavícula é o único osso que liga o membro superior ao restante do corpo, portanto toda a força exercida pelo braço passa obrigatoriamente por essa região. A solicitação excessiva pode levar a falha estrutural e consequente reação de estresse.
O problema surge quando o ombro é solicitado mecanicamente todos os dias. O osso, sem repouso ou intervalo, entra em fadiga e surge o edema ósseo, com aumento de vascularização que acaba provocando um reabsorção do osso, chamado de osteólise.
Sintomas
O principal sintoma é a dor na região. A dor ocasionalmente irradia para a base do pescoço, trapézio, deltóide e braço.
Tratamento
As atividades que provocam a dor devem ser interrompidas e um ortopedista deve avaliar o paciente para determinar outras medidas terapêuticas. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.