Lesão do Manguito Rotador
Categoria: Patologias de Ombro
O manguito rotador é formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supra-espinhal, o infra-espinhal e o redondo menor. Todos eles se originam no osso chamado escápula e se inserem na parte superior do úmero. Esses músculos terminam em tendões largos e achatados que cobrem toda a cabeça do úmero.
Causas das Lesões do Manguito Rotador
Uma das principais causas das lesões desses tendões é o atrito e o impacto com o osso acrômio. Ele situa-se logo acima desses músculos e muitas vezes deforma-se, desenvolvendo um “esporão”, o que acaba por levar a um impacto diretamente nas inserções dos tendões do manguito rotador.
Tratamento
É muito importante que o paciente com dores intensas no ombro, procure o mais rápido possível um médico especialista, pra fazer o diagnóstico e realizar o tratamento. As lesões dos tendões no ombro, causam limitações funcionais, e devem ser tratadas rapidamente. Após um exame físico bem detalhado, acompanhado de exames de imagem, como por exemplo a Ressonância Magnética, o especialista decidirá se o tratamento será o conservador (medicações e fisioterapias, entre outros), ou o cirúrgico, através de videoartroscopia. Muitas vezes o tratamento conservador não nos traz o resultado esperado, sendo necessário realizar a cirurgia.
A videoartroscopia é um método minimamente invasivo, onde, através de um artroscópio, repara-se as lesões com âncoras, que são pequenos parafusos onde uma parte fica ancorada e fixa no osso e outra parte possui um orifício por onde passam os fios que servem para amarrar os tendões. Após a cirurgia, o paciente realiza sessões de fisioterapias para a sua recuperação funcional.